segunda-feira, 21 de junho de 2010

HOJE




O SWORDFISH é o maior exercício realizado pela Marinha Portuguesa, tem uma periodicidade bienal e desenvolve-se este ano com a participação da EUROMARFOR, uma força marítima europeia com 15 anos de existência, que é actualmente comandada por Portugal, até Setembro de 2011, constituída por meios navais de Portugal, Espanha, França e Itália.
Este exercício tem por objectivo treinar os meios no mar e os Estados-maiores em terra, na condução das operações de vigilância e interdição marítima, operações anfíbias, projecção de equipas de operações especiais, assistência humanitária e operações integradas na luta global contra o terrorismo e a pirataria.
No SWORDFISH 10 vão participar diferentes tipos de aeronaves, 14 navios de superfície e 1 submarino, envolvendo um efectivo de cerca de 2000 militares.
Este exercício multinacional é conduzido a partir do Centro de Operações da Marinha (COMAR), em Oeiras.


Nota:A CACINE acompanhou, com enorme orgulho, a saída de navios , nomeadamente 6 Fragatas e o Bérrio. Uma beleza , que os Drs Judice e Cadilhe deveriam ver.
Não me admirava nada, visto que o mar está de prata como um espelho, que "ele", o ministro, fosse até lá de heli , papasse um bom almoço e depois fizesse um "ponto de imprensa"


Sem comentários: