quarta-feira, 23 de junho de 2010

OBRIGADO

Construído no Arsenal do Alfeite, foi aumentado ao efectivo dos navios da Armada em 6 de Maio de 1969. Em 2 de Agosto, em conjunto com o “Cunene” rumou a Luanda, onde atracou no dia 25 depois de escalar o Porto Grande de S. Vicente de Cabo Verde, Bissau e S. Tomé.

Manteve-se em Angola até Agosto de 1973, tendo efectuado então várias vezes o percurso de ida e volta a S. Tomé, regressando a Luanda no princípio de Dezembro e permanecendo naquele território a totalidade do ano de 1974.

A 3 de Fevereiro de 1975, finda a comissão de serviço e na companhia do “Mandovi”, regressou a Portugal, depois de escalar S. Tomé, S. Vicente, Gran Canária e Madeira, atracando na BNL no dia 25.

Depois dessa data, efectuou diversas comissões SAR nos Açores e na Madeira Mantem-se no efectivo dos navios da Armada.

Oficiais da Reserva Naval que ali desempenharam missões, até 1975, como oficiais da guarnição:


2TEN RN José Maria Palma Nobre Franco, 13.º CFORN, desde 7.5.69
2TEN RN Carlos Augusto Mendes Alves, 17.º CFORN , desde 3.5.71
2TEN RN João Manuel da Silveira Malheiro Távora, 22.º CFORN, desde 16.10.73*
2TEN TE RN Vasco de Melo, 25.º CFORN, desde 21.5.75


* Substituiu com urgência, em 16.10.73, o 2TEN RN Armando Henrique Prazeres Machado, do 21.º CFORN que foi nomeado para desempenhar as funções de docente da cadeira de Matemática na Escola Naval - informação fornecida pelo Comandante Manuel Pinto Machado que, à data, desempenhava as funções de comandante do navio-patrulha “Cacine”.


NOTA:Esta foto, mapa e texto foram hoje mesmo publicadas no magnífico blog "A reserva naval" do nosso Amigo e Camarada Oficial da RN Manuel Lema Santos , que tem feito pesquisas preciosas para a Marinha e Marinheiros sobre o relevante e nunca esquecido papel dos Oficiais da Reserva naval.
A Marinha , aliás , devia já ter reconhecido esse elevado mérito a este seu tão empenhado ex-membro , mas , como sempre , vai-se esquecendo......
A guarnição da CACINE muito agradece este memorial

1 comentário:

Anónimo disse...

Ouro artigo sobre os Patrulhas da Classe Cacine: http://barcoavista.blogspot.com/2009/06/navios-patrulha-da-classe-cacine.html