Google+ Followers

Google+ Followers

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

COISAS BOAS


Portuguesa Solidal ajuda a construir
poderoso telescópio no Chile

A empresa portuguesa Solidal ganhou o projecto de fornecimento de cabos isolados de média tensão para a construção do ALMA, o mais poderoso telescópio do mundo. O contrato é de um milhão de euros. 

“Pelo elevadíssimo grau de exigência e rigor a que a construção de uma infra-estrutura internacional de astronomia desta envergadura e importância obedece, é prestigiante o facto de termos sido escolhidos para participar na sua instalação”, salienta o presidente da Solidal, Pedro Lima. 

Os 180 quilómetros de cabos estão a ser instalados e destinam-se “ao transporte de energia entre a central de produção de energia e o planalto, situado a cinco mil metros de altitude, através da instalação de dois circuitos paralelos de extensão aproximada de 30 quilómetros”, explica a empresa, em comunicado. 

O ALMA, avaliado em mil milhões de euros, situado no planalto de Chajnantor, no Chile, e cuja execução está a cargo do European Southern Observatory, vai permitir estudar os blocos de estrelas em crescimento, sistemas planetários, galáxias e a própria vida. 

Segundo a Solidal, o ALMA é considerado “um dos cinco maiores projectos científicos do século XXI e corresponde ao mais poderoso telescópio do mundo”, constituído por uma rede de 66 antenas gigantes interligadas, que “será capaz de observar o universo com uma nitidez dez vezes superior à do telescópio espacial Hubble”. 

Sem comentários: