terça-feira, 30 de novembro de 2010

COISAS BOAS


Relíquia de Santo André entregue pelo Cardeal Bertone à Igreja Ortodoxa no Cazaquistão

A Santa Sé participa, Quarta e Quinta-feira, em Astana, capital do Cazaquistão, na cimeira dos 56 chefes de Estado ou de Governo da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).
Preside à delegação da Santa Sé, membro de pleno direito desta Organização, o cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano.
Esta Terça-feira, por ocasião da festa de Santo André, o cardeal Bertone presidiu a uma celebração litúrgica na catedral ortodoxa de Astana, recentemente aberta ao culto, procedendo à entrega, em nome do Papa, de um fragmento das relíquias daquele Apóstolo ao Metropolita Alexandre.
Na homilia pronunciada nesta circunstância, o cardeal Bertone evocou a figura de Santo André, o primeiro dos Apóstolos a ser chamado por Jesus, pelo que a liturgia bizantina o recorda com o apelativo de protóklitos, que significa, precisamente, “o primeiro chamado”.
No ícone doado pelo Patriarca Atenágoras ao Papa Paulo VI, em Janeiro de 1964, os dois santos Apóstolos, Pedro e André, abraçam-se.
“O seu abraço sob o olhar de Cristo – sublinhou o cardeal Bertone – é um convite a prosseguir no caminho empreendido, em direcção àquele objectivo de unidade que conjuntamente desejamos alcançar”.
Nos dias 3 e 4 do mesmo mês, o cardeal Bertone efectua uma visita pastoral ao Cazaquistão, acompanhado pelo Secretário do Vaticano para as relações com os Estados, D. Dominique Mamberti.

Sem comentários: