Google+ Followers

Google+ Followers

sexta-feira, 16 de abril de 2010

ADEUS AMIGO


Morreu decano dos professores do Colégio Militar
Faleceu, com 88 anos, o filólogo e linguista Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca, decano dos professores do Colégio Militar. Pertencia a várias agremiações portuguesas e estrangeiras, entre as quais a Sociedade da Língua Portuguesa, de que foi fundador, a Academia Brasileira de Filologia, a Sociedade Romena de Linguística Românica e a International Society of Phonetic Sciences. Membro do Conselho Consultivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, desde a sua criação, era condecorado com a Ordem das Palmas Académicas, por "serviços prestados à cultura francesa".


Foi bolseiro da Gulbenkian e dos governos português, espanhol, francês e romeno, tendo apresentado comunicações e conferências em numerosos congressos internacionais relacionadas com a literatura e a cultura romenas. Dirigiu a revista pedagógica Auditorium e publicou numerosíssimos artigos em revistas e jornais portugueses e estrangeiros. Colaborou em diversas miscelânias e nas actualizações da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira . Publicou, entre outras obras, o Método Prático da Língua Romena, o Dicionário Francês-Português/ Português-Francês da Larousse, Textos Literários Seiscentistas, O Português entres as Línguas do Mundo, Crónicas da Tomada de Lisboa, o Glossário Etimológico das Crónicas dos dos Portugaliae Monumenta Historica e Cantigas de Escárnio e Maldizer dos Trovadores Galego-Portugueses.

O corpo encontra-se na Igreja da Luz, em Lisboa, realizando-se o funeral neste sábado, às 14h, para o cemitério do Alto de São João, onde será cremado, depois de missa de corpo presente, pelas 11h. 


E , se me permite o abuso e a confiança, dir-lhe-ei "Adeus Dondon" , com um amigo abraço de saudade


Sem comentários: