sexta-feira, 21 de maio de 2010

OUR DAY

Dia da Marinha comemora-se em Portimão até domingo

Foto


O «Creoula» atracado no Porto de Portimão

"A largada de sete navios no rio Arade, visitas às embarcações e um concerto da Banda da Armada são algumas das propostas das comemorações do Dia da Marinha que este ano têm lugar em Portimão, até ao próximo domingo.
A cidade portimonense é a anfitriã destas comemorações que se associam às dos 150 anos do aniversário de Manuel Teixeira Gomes, que, além de político e homem de letras, foi também um amante do mar e dos navios. As viagens marítimas foram, aliás, uma parte do enriquecimento cultural deixado nas suas obras literárias.

Assim, a partir de hoje, o Cais Comercial e o Ponto de Apoio Naval recebem as Unidades Navais NRP Dom Francisco de Almeida, NRP Vasco da Gama, UAM Creoula, NRP Baptista de Andrade, NRP João Roby e o NRP Auriga, que estarão abertas a visitas, entre as 10 e as 12 horas e das 14 às 19 horas.

Contactada pelo «barlavento», fonte da Marinha explicou que o «NRP Auriga é um navio hidrográfico, diferente dos outros navios abertos a visitas no local. É de cariz científico e de investigação, o que permitirá conhecer outro tipo» de embarcação da Marinha.

Serão estes navios os protagonistas da tarde de domingo, a partir das 16h15, com a sua largada na Praia da Marina.

«É a despedida dos navios, que deixam a cidade de Portimão e assinalam o término das comemorações. Neste evento, participará também o NRP Berrio, o maior reabastecedor da Marinha, bem como as lanchas de fiscalização rápida Hidra, Centauro e Orion, que costumam estar operacionais no Sul de Portugal», acrescentou. O Berrio apenas participa no desfile, porque tem que ficar fundeado ao largo.

Também haverá espaço para a música, no dia 21, com o concerto da Banda da Armada, com uma hora e meia, ao ar livre, na Alameda da República.

No entanto, os pontos altos das comemorações serão no dia 23 de Maio, com uma missa em sufrágio dos militares, militarizados e civis da Marinha falecidos, transmitida em directo pela RTP, às 10 horas, na Igreja do Colégio.

Já às 11h30, haverá na zona ribeirinha de uma cerimónia militar e um desfile, com a participação dos Fuzileiros e de militares da Marinha. «Neste evento, está incluído um desfile de veículos motorizados dos Fuzileiros e Polícia Marítima» e ainda às 15h30, Exercícios de Demonstração de Capacidades, na Praia da Marina, antes da largada dos navios.

Hoje e amanhã, das 10 às 12 e das 14 às 18 horas (Cais Comercial), e no sábado só no período da manhã (Ponto de Apoio Naval), é possível fazer um baptismo de mar a bordo das lanchas «Centauro» e «Sagitário». Segundo fonte da Marinha, podem participar «pessoas com mais de 14 anos de idade, bastando dirigirem-se ao local para terem acesso a informações mais detalhadas».

Até ao próximo domingo, é ainda possível visitar uma Exposição de Actividades da Marinha, no Teatro Municipal de Portimão.

Neste espaço podem conhecer-se de perto as áreas operacional, científica e cultural da Marinha. Os visitantes têm a oportunidade de aprender a comandar um helicóptero Lynx e um navio, através dos simuladores de voo e de navegação.

Para os mais aventureiros, também até 23 de Maio, entre as 10 e as 12 horas e as 15 e as 20 horas, estará aberto um espaço «fun place», com actividades radicais, como baptismos de mergulho, torre de escalada, tendas de airsoft e baptismos de mar em viaturas anfíbias.

4 comentários:

Crocodilo disse...

Uma palavra de cautela; ao clicar em fotos, vai dar ao site do "Barlavento", sedeado no servidor online.pt. Este servidor está classificado pela Symantec (Norton) como "perigoso", tendo registadas 435 ameaças. Ver o relatório em http://safeweb.norton.com/report/show?url=online.pt

Manel disse...

Muito obrigado. Vou tentar remediar

CS disse...

Aproveitemos e comemoremos antes que, neste frenesim inovador, se lembrem de pretender integrar este Nosso Dia num qualquer "Dia da Viagem, das Comunicações e dos Transportes"!...

Anónimo disse...

No dia do PS é que não será com certeza, porque eles bem querem acabar connosco

Francico