sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ESTÁ BEM........

 A Armada Portuguesa vai homenagear o almirante Machado dos Santos, que comandou os revoltosos no dia 5 de outubro de 1910, junto à bandeira nacional no Parque Eduardo VII, em Lisboa, com a presença de familiares do "Herói da Rotunda".
A bisneta de Machado dos Santos, Isabel Cisneiro, vai estar presente, "muito emocionada e com muito orgulho", porque é a primeira vez que o bisavô "é reconhecido e lhe é dada a devida importância", afirmou hoje a descendente, em declarações à agência Lusa.
"Foi uma figura ignorada durante muito tempo, o regime de Salazar nunca o referiu nem lhe reconheceu a importância", lamentou Isabel Cisneiro, concluindo que é "com muita satisfação que a Marinha agora o reconhece e homenageia", 100 anos depois.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é, a Marinha - ou talvez melhor dito, quem a tem governado ao longo dos anos - sempre tem andado distraída quanto a este facto. E, mais uma vez, perdeu recentemente duas excelentes oportunidades para homenagear não só Machado dos Santos mas também Cândido dos Reis. Os dois novos submarinos ou as duas novas fragatas "holandesas" bem poderiam ter os nomes destes dois ilustres Portugueses e Marinheiros, Heróis da República. Só que alguém deve andar distraído com as datas! Seria uma forma de a Marinha comemorar dignamente o Centenário da República, corrigindo uma tremenda injustiça (o Alm Reis ainda foi lembrado logo no início do novo regime mas depois ficou no esquecimento). "Tridentes" e "Arpões" sao como os chapéus e mandaram a tradição para as urtigas; "Bartolomeus Dias" e "Franciscos de Almeida", estes muito justamente, já houve e não deverão faltar futuras oportunidades - assim o esperamos.

E VIVA A REPÚBLICA!