sexta-feira, 1 de outubro de 2010

LÁ VAI ELE

 O Ministro da Defesa Nacional (MDN), Augusto Santos Silva, preside, no dia 6 de Outubro, a partir das 10h30, na Base Aérea de Beja, à cerimónia de apresentação da aeronave P- 3C CUP PLUS.

PROGRAMA
10H30 – Chegada do MDN à Base Aérea de Beja (com continências )
11H00 – Início da Cerimónia:

- Chegada do MDN
- Prestação de Honras Militares a Sua Excelência pela Esquadra 601
- Apresentação da Aeronave pelo Comandante da Esquadra 601
- Alocução do General Chefe do Estado - Maior da Força Aérea
- Alocução de Sua Excelência o benquisto MDN
- Bênção da Aeronave por Sua Excelência....perdão , por um sacerdote catolico
- Visita à Aeronave

12H00 – Fim da Cerimónia
12H05 – Ponto de Imprensa (junto à aeronave) * o mais importante da cerimónia



Nota: Os militares ficam de fora

1 comentário:

Manel disse...

O Estado português comprou à Marinha de Guerra Holandesa cinco aviões P3C Cup+ por quase 200 milhões de euros, para equipas a Esquadra 601 “Os Lobos” da Força Aérea Portuguesa (FAP).

O ministro da Defesa apresentou um dos cinco aviões, o único que estará operacional até Março de 2011, e justificou o «vultuoso» investimento com a necessidade de executar missões de luta anti-submarina, patrulhamento marítimo, busca e salvamento, vigilância terrestre, controlo de tráfico de droga e de redes de imigração clandestina.

Os aviões foram adquiridos em 2005 por 80 milhões de euros, sendo que os restantes 120 milhões serão pagos devido à modernização dos aparelhos, transformando-os «numa das mais avançadas [frotas] do mundo», segundo um comunicado da FAP.

Numa visita à Base Aérea de Beja, Augusto Santos Silva lembrou que a FAP conta, ainda, com um investimento de quase 500 milhões de euros para a modernização dos F-16 e para a aquisição de 12 aviões C-295. Os aviões Hércules C-130 também sofrerão um processo de modernização.

Citado pelo Público, o governante adianta que ao todo serão investidos 1.500 milhões de euros na modernização da FAP: um terço será aplicado até final de 2010.